sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

A PEDAGOGIA DE JESUS

                A PEDAGOGIA DE JESUS
Jesus é chamado de Mestre nos Evangelhos nada menos que 45 vezes. Na versão King James, 66 vezes (RICHARDSON,The Christ.of the classroom,p.11).
A palavra discípulo que significa aluno ou aprendiz é empregada 243 vezes e refere-se aos seguidores de Jesus (SHERRILL, The rise of Christian Education,p.86).
Quando falamos sobre Jesus, sempre nos referimos a ele como Deus, Rei, Salvador, mas dificilmente olhamos para ele como Pedagogo, não por não merecer esse titulo, mas por estarmos acostumados a vê-lo e a limitá-lo por parâmetros religiosos; porém a missão e a vida
de Jesus nos levam a entender que ele não se limitou a uma religião.
Jesus trouxe aos homens a liberdade de pensar e criou uma série de oportunidades para que o homem se libertasse de uma visão pequena e limitada da vida e do que essa vida oferecia.
Jesus como Mestre foi excelente porque possuía a capacidade de surpreender seus alunos e de instigar-lhes a inteligência. Ele ensinava de tal maneira que faziam-nos pensarem por si próprios.
E para este propósito Jesus praticamente utilizou, pelo menos em embrião, os métodos que usamos em nossos dias – perguntas, preleções, discussões, dramatizações, histórias, lições objetivas, demonstrações e planejamentos.
Suas lições tinham começo, meio e fim, ou seja, eram bem planejadas.
Ele não usava de rodeios, mas ia direto ao assunto,com ilustrações adequadas aquilo que estava ensinando,aplicando com excelência seu ensino à situação e ao momento.
Não era fácil ser um aprendiz do mestre Jesus, pois Ele exigia esforço, força de vontade e disposição.
Ele não oferecia dinheiro, nem riquezas, suas únicas palavras eram: “Vem e me segue” (Evangelho de Mateus 9.9). As pessoas o seguiam, aceitando o desafio, abrindo mão de tudo. Outros iam atrás dele por curiosidade, ou para achar uma falha nele para acusá-lo, mas, não importava o motivo, o fato é que independentemente da razão que levava as pessoas a ouvi-lo, para Ele o mais importante é que elas conhecessem a verdade, que tivessem a oportunidade de ouvir seus ensinamentos e terem a sua opção de vida.
A pedagogia de Jesus é abrangente e libertadora, alcança todas as pessoas, e liberta de uma visão limitada levando-as ao conhecimento de Deus.

                                                                                                                                  Heliene


Nenhum comentário:

Postar um comentário